
BENEFÍCIOS DO SAL DE ERVAS
RECITA
Ingredientes:
500g de Sal Comum + 50g de Alecrim Desidratado + 50g de Manjericão Desidratado + 50g de Manjerona Desidratada + 50g de Salsinha Desidratada + 50g de Orégano + 50g de Cebolinha Desidratada.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador e armazene em um recipiente.
Modo de Uso:
Acrescente o sal de ervas no alimento, colocando a mesma quantidade como se fosse colocar o sal normal (exemplo: em vez de uma colher de sal normal, coloque uma colher de sal de ervas já preparado), assim com o tempo você vais se acostumando com o sabor e diminuindo a quantidade de sal ao prepara o sal de ervas, até não usar mais o sal comum.
Sabe-se que o consumo excessivo de sal na alimentação eleva significativamente o risco do individuo desenvolver HIPERTENSÃO ARTERIAL e PROBLEMAS RENAIS. Hoje em dia, tanto o uso abusivo de sal de mesa quanto produtos industrializados que contém elevada quantidade de sal, faz com que esse risco aumente ainda mais. Por isso, vem sendo criadas maneiras de diminuir o consumo de sal sem tirar o sabor dos alimentos.
Uma das técnicas é o SAL DE ERVAS. As ervas, além de oferecerem um sabor as preparações, possuem atividades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem PREVENIR e AUXILIAR no tratamento de pessoas que precisam controlar a PRESSÃO ARTERIAL.
Cozinhar com especiarias e ervas aromáticas, é muito saudável e é recomendado o seu uso em troca de condimentos menos saudáveis, como o sal, por exemplo. As ervas aromáticas podem ser compradas inteiras ou em pó, além das duas características aromáticas e do seu ótimo sabor, são também muito utilizadas como tratamento natural para dores e outros problemas de saúde. Conheça algumas funções e características de algumas ervas aromáticas e especiarias.
COENTRO:
Muito usados na cozinha portuguesa, são também muito populares na cozinha mexicana e indiana. Os coentros podem ser utilizados de forma natural, secos ou em sementes e têm um sabor muito intenso, principalmente quando estão frescos. Esta erva combina muito bem com pratos de arroz e tomate e com muitos outros pratos. Os coentros são muito benéficos nas dores de estômago e na redução do colesterol do sangue e pensa-se ainda que são importantes na estimulação de enzimas que combatem o câncer.
LOURO:
O cheiro e principalmente o sabor do louro é único. Usado em quase todo o tipo de pratos, uma folha de louro pode fazer a diferença, dando paladar a pratos de carne, de sopa e muito outros cozinhados, ficando bem em praticamente qualquer prato. O louro é conhecido também por facilitar a digestão e pode ainda ser usado como repelente natural: coloque uma folha de louro nos recipiente do arroz, farinha, feijão, etc., e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.
ORÉGANO
Também conhecidos como manjerona silvestre, os orégãos são uma erva com grandes qualidades aromáticas. Muito usados nas pizzas, ficam muito bem pratos de vitela, cabrito, aves e muitos outros. Possuem propriedades antioxidantes e são aconselhados no combate de inflamações e ajudam ainda no problema de aerofagia (excesso de ar no estômago).
TOMILHO:
Esta erva tem um sabor delicioso, principalmente quando é usado fresco. Rico em ferro e cálcio, o tomilho fica muito bem em saladas e sopas, mas também em pratos de carne e peixe. Esta especiaria é eficaz a melhorar problemas respiratórios e torácicos, como a tosse e a bronquite, mas também é muito eficaz para ajudar a vesícula preguiçosa e problemas de digestão lenta.
GENGIBRE:
O sabor do gengibre é de frescura e picante. É um excelente condimento para usar em refogados e guisados, aumentada o sabor de vários ingredientes. Seco, o gengibre é também usado em bolos e também no caril. As suas propriedades antioxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas. É também muito eficaz para eliminar as náuseas e o enjoo do movimento.
ALECRIM:
O sabor do alecrim ou rosmaninho é bastante forte e inconfundível. Fica muito bem em pratos de marisco e também em grelhados. Também combina bem em pratos de legumes e saladas. O aroma intenso do alecrim é muito eficaz para ajudar a levantar o ânimo. Além disso, o alecrim pode ajudar nas dores musculares, problema de vesícula, problemas de ossos, dores de cabeça, depressões, problemas digestíveis e muito mais. O óleo é conhecido por ajudar na bronquite, sinusite, no cansaço e como estimulante circulatório. Hipertensos, epiléticos, mulheres gravidas e crianças até 10 anos de idade, não devem usar o alecrim como terapêutico.
SÁLVIA:
O cheiro da salva faz lembrar a madeira. Na cozinha a sálvia combina bem com o tomate, a cebola, o alho, as legumes, a carne e toda a cozinha italiana em geral. Esta erva, cujo o nome significa saúde, é usada para muitos fins terapêuticos, é bastante recomendada para quem tem diabetes e problemas no sistema cardiovasculares.
SALSINHA
A salsinha é um ótimo tempero, fácil de ser encontrado, barato e combina com uma infinidade de pratos distintos. Então, quem quer começar a diminuir ou cortar o sal da alimentação, pode passar a contar com o auxílio da salsa. A salsinha desidratada é mais aconselhada para pratos cozidos ou assados, assim como pode ser facilmente misturada com outros temperos. Já as folhas frescas vão muito bem em saladas.
MANJERICÃO:
O manjericão é mesmo uma erva poderosa. Além de ser um ótimo tempero, possui capacidade de diminuir o estresse, cansaço, indigestão, dor de cabeça e ainda ajuda na concentração e memória. Na cozinha pode entrar em diversas receitas como saladas e molho, acrescentando sabor e assim diminuindo boa parte da quantidade de sal nos alimentos. Só não deve ser aquecido porque perde o gosto e o aroma em altas temperaturas. O ideal é que se acrescente na comida somente na hora de servi.
HORTELÃ:
Além de ser uma planta rica em vitaminas A B e C, a hortelã também é fonte de ferro, fósforo, cálcio e potássio. Popularmente a hortelã costuma ser usada de uma maneira razoavelmente restrita, como em sucos, chás e alguns remédios caseiros. Entretanto, quando adicionada como tempero em comidas, ajuda a diminuir drasticamente o uso do sal, pois tem gosto marcante e é um pouco ardida, sem contar o ótimo aroma que deixa. As melhores receitas para se usar hortelã são as saladas dos mais variados tipos.