top of page

 

Arquitetos gregos projetam casa 'escondida' em penhasco

Dois arquitetos gregos, projetaram a "Casa Brutale": uma residência de luxo inovadora construída numa fenda de um penhasco, criando uma vista impressionante para o Mar Egeu.

A casa faz uma referência ao brutalismo, estilo arquitetônico dos anos 50 e 60 que tornava aparente a estrutura das edificações, como o concreto armado, vigas e pilares. Os arquitetos criaram o projeto como "uma homenagem poética ao Brutalismo puro".

A casa faz uma referência ao brutalismo, estilo arquitetônico dos anos 50 e 60

Na residência, a piscina no teto, ao nível da superfície, e as paredes de vidro ajudam a iluminar e tornar mais fresco e agradável todo seu interior. Segundo a descrição no site do escritório, o projeto "camaleônico" foi desenvolvido para ser prático ao proprietário e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente.

 

A Casa Brutale é "uma continuação poética do Mar Egeu e uma perfeita comunicação com o céu azul grego". A construção tem somente dois quartos, que ficam no mezanino, além de cozinha, banheiro e lavabo.

Projeto de casa em penhasco é inspirado nas cracas presas em navios.

Projeto criado pelo escritório Modscape para a 'Casa no Penhasco', na Austrália. Uma empresa australiana criou um projeto de uma casa idealizada para moradores que não têm medo de altura. Batizada de "Cliff House", ou "Casa no Penhasco", a futura construção possuirá vista deslumbrante para o oceano e se localizará na ponta de um rochedo, se realmente ganhar corpo.

O desenho possui três quartos (sendo uma suíte máster), uma sala de estar, uma garagem, um lavabo, um spa e uma churrasqueira no andar mais baixo. A decoração interna é propositadamente minimalista para que o visitante ou o morador preste atenção "nas vistas transcendentais do oceano". Segundo o site do escritório, o esboço ganhou forma quando um casal procurou a companhia e questionou os projetistas se seria possível construir uma casa de veraneio nas extremidades costeiras do estado de Victoria, na Austrália.

 

Ampliar

A projeção dá ideia de como será o espaço dedicado à sala de estar, com sofá embutido em um desnível do piso e paredes de vidro.

O projeto para a "Cliff House" prevê uma construção com um dos lados em franca inclinação e composição total das paredes por panos de vidro

Casa "craca"

Inspirado pela forma como as cracas se agarram aos cascos dos navios, o projeto prevê a divisão da casa em cinco módulos conectados por um elevador e uma escada, a partir de uma plataforma na altura do topo do penhasco. A estrutura seria ligada à rocha por pinos de aço. À primeira vista, um dos principais obstáculos seria a maresia – afinal, a casa poderia estar sujeita à corrosão vinda do mar -, Não há razão física pela qual a construção não possa ganhar forma. Vigas suspensas presas à encosta poderiam aguentar a estrutura tais como os grampões suportam alpinistas.

 

Ainda de que enquanto muitas pessoas acreditam que as casas têm de ser erguidas a partir do chão, é igualmente possível, pelo menos em teoria, construí-las em suspenso. Há um sem número de exemplos de construções "oníricas" espalhados pelo mundo, desde casas flutuantes até submarinas, passando por hotéis de gelo. Os especialistas advertem, no entanto, que "todos esses exemplares são caros, porque a indústria da construção detesta qualquer coisa fora do comum". Sendo assim, um eventual comprador teria de "abrir a carteira" para vê-la pronta, além, é claro, de "não ter medo de altura".

bottom of page